A folha de pagamento é o espelho das informações e atividades trabalhistas de cada funcionário. Ela contém todos os dados cadastrais, tais como, endereço, documentação, data de nascimento, etc. que servirão para emissão de relatórios, da ficha de registro, dentre outros.
Após seu cadastro no Sistema da Folha de Pagamento já será criado um "usuário de rede" (login), o qual permitirá que você acesse os dispositivos da rede (computadores, notebooks etc.), além de uma conta de e-mail corportativo "@semae.rs.gov.br".
Preferencialmente o login será escolhido de acordo com o seu nome...
Exemplo: NOME MEIO SOBRENOME, o usuário será "nome.sobrenome", caso já exista, a alternativa seria "nome.meio", eventualmente poderá ocorrer variações como "nome.meiosobrenome".
Se você já possui os dados, acesse o Portal do Servidor SEMAE
No Painel são disponibilizadas diversas funcionalidades
Você pode baixar diversos modelos de documentos
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2025-03-24 18:22
Tipos de Usuários
Contas de Usuário padrão são para atividas diárias. Contas de administrador fornecem mais controle sobre um computador e só devem ser usadas quando necessário. As contas Convidado destinam-se principalmente às pessoas que precisam usar temporariamente um computador. Veja abaixo os tipois de usuários, conforme a área de atuação:
Usuário de Rede
Acesso a rede (AD)
Conta de e-mail
Lista(s) de Distribuição
GRP (Processo Eletrônico)
Usuário Comercial
Acesso a rede (AD)
Conta de e-mail
Lista(s) de Distribuição
GRP (Processo Eletrônico)
Sistema Comercial:
SCI
PHOENIX
AS Móvel
ES Móvel
Agência Web
SEMAE Digital
Usuário Administrativo
Acesso a rede (AD)
Conta de e-mail
Lista(s) de Distribuição
Sistema de Gestão (GRP)
GRP PMSL
Processo Eletrônico
COMPRAS
MATERIAIS
PROTOCOLO
PATRIMÔNIO
Sistema de RH (ADMRH)
Perfil de Operador
Marcações (VELTI NUVEM)
Banco Caixa (SKYLINE)
Portal do Servidor
Usuário Financeiro
Acesso a rede (AD)
Conta de e-mail
Lista(s) de Distribuição
GRP PMSL
GRP (Processo Eletrônico)
Sistemas de Custos (SICAM)
Bancos (FinNet - FASTWEB)
Banco Caixa (SUPPLY)
Usuário Operacional
Acesso a rede (AD)
Conta de e-mail
Lista(s) de Distribuição
GRP (Processo Eletrônico)
Sistema de Laboratório:
IL4 – Web (Interlims)
IL4 – Móvel (Coletor)
IL4 – Móvel (Análise)
Telemetria da Operação
Telemetria da Drenagem (DNOS)
Usuário de Manutenção
Acesso a rede (AD)
Conta de e-mail
Lista(s) de Distribuição
GRP (Processo Eletrônico)
Sistema Comercial:
SCI
AS Móvel (em implantação)
Usuário Planejamento
Acesso a rede (AD)
Conta de e-mail
Lista(s) de Distribuição
GRP (Processo Eletrônico)
Autocad (AUTODESK)
Orçamentos (FRANARIN)
Orçamentos (OrçaFascio)
Usuário de Gestão e Qualidade
Acesso a rede (AD)
Conta de e-mail
Lista(s) de Distribuição
GRP (Processo Eletrônico)
Strategic Adviser (SA)
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-10-26 00:53
Ingressei no SEMAE, e agora?
Se você é NOVO no SEMAE, a primeira coisa que você precisa é estar devidamente registrado no sistema de RH (Sistema de Gestão de Recursos Humanos - ADMRH)
Recomenda-se que você saiba:
Seu número de Matrícula
Tenha cadastrado um E-mail pessoal
Um número de Celular, de preferência com WhatsApp
Observação: Sempre que houver uma comunicação sensível, como seus dados de acesso por exemplo, você receberá um e-mail ou mensagem via WhatsApp com os dados e as orientações necessárias.
Mas eu já tenho acesso ao REDE?
Sim, no momento em que você é cadastrado no RH, você também já é cadastrado na rede. * Mas é preciso esperar a comunicação por e-mail / whatsapp (consulte sua caixa de SPAM)
Você irá receber uma menagem com o título do assunto... "Cadastrado no SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE DOMÍNIO (AD)"
A primeira coisa a ser feita é utilizar uma estação de trabalho (computador) para alterar a sunha senha.
Você pode fazer LOGIN em uma estação que não esteja em uso
Você pode utilizar uma estação que esteja em uso e desbloqueada CUIDADO: tenha certeza de alterar o usuário como demonstrado no tópico abaixo
Observação: Sistemas como o GRP e SCI, permitem que as permissões de um usuário sejam copiadas para outro. As novas permissões podem substituir as anteriores, ou serem adicionadas. Para que esse procedimento possa ser executado, você deve informar o “usuário de referência”, ou seja, de qual login as permissões devem ser copiadas.
Entendi, mas eu ainda preciso de acesso ao Sistema Comercial Integrado - SCI...
Para que seja possível a integração do SCI com a REDE (AD), você precisará fazer o PRÉ-CADASTRO conforme demonstrado no tópico abaixo. Depois que você realizar o procedimento, solicite a sua chefia imediata que abra uma solicitação de configuração de permissões para você no sistema SCI. Preferencialmente indicando um usuário de referência para cópia das permissões.
Tópico: PRÉ-CADASTRO Sistema Comercial Integrado - SCI
Autor:: Gerência de Tecnologia da Informação Última atualização: 2025-03-24 18:37
Procedimentos » Atendimentos
Solicitações de Atendimento
O setor de Suporte Técnico utiliza ferramentas, estratégias e serviços de apoio para atender os usuários do SEMAE, através do registro e controle no Sistema de Gestão de Demandas de Suporte Técnico e Controle de Ativos (OcoMon 5.0), com a finalidade de dar suporte e resolver problemas, incluindo falhas e problemas técnicos.
Se você já tem Usuário de Rede (login), basta acessar
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-03-12 14:43
Solicitação de Equipamento
Para solicitar um equipamento preencha o formulário abaixo:
Descritivo Técnico:
Computador padrão Administrativo: O computador é uma máquina que permite que o usuário faça cálculos matemáticos, pesquisas, trabalhos gerais e etc., isso inclui a utilização de planilhas, documentos, reuniões online, sistemas comerciais, entre outros.
Computador padrão Avançado: Máquinas para computação gráfica, renderização, simulação e análises robustas. É um computador especial para atividades profissionais que exigem um alto desempenho ao processar dados. E para suprir essa demanda, essas máquinas têm configurações de hardware bem generosas no que diz respeito a: quantidade de memória RAM; capacidade de processamento da GPU (placa de vídeo).
Notebook: A definição de laptop ou notebook é bem simples. Trata-se de um computador portátil que pode ser usado com bateria ou na tomada. Além disso, o aparelho foi desenvolvido pensando no transporte e conveniência. Nos padrões da atualidade, dificilmente um laptop irá pesar mais de 5 quilos.
Tablet: O tablet é um dispositivo portátil que possui uma variedade de funções semelhantes a um computador. Normalmente, ele tem tela sensível ao toque e oferece recursos multitoque. Ele também tem teclado na tela. Além disso, pode ter outros recursos de adaptação.
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-06-11 17:58
Acesso Remoto SOPHOS (VPN) - Portal do Usuário
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-09-29 01:10
Suporte Remoto
O que significa suporte remoto?
O suporte remoto é um procedimento que permite aos técnicos de TI acessem o computador ou dispositivo remotamente para fornecer suporte.
O que é um dispositivo remoto?
Acesso remoto é a capacidade de um dispositivo conectar-se com outro à distância, independentemente de sua localização física, seja ele um computador, um smartphone ou um tablet. Basta apenas ter o mesmo software instalado em ambos, bem como as informações corretas de entrada.
Quais informações devo fornecer ao técnico?
Procure na Área de trabalho o ícone "RustDesk" e informe ao técnico o "ID"
Quando o técnico iniciar a conexão, você pode simplesmente ACEITAR
Ou, forneça junto com a ID e a "Senha de acesso único" (ela muda depois de cada acesso)
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-11-01 17:18
Lei de Licitações
Procedimento Inicial
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Autor:: DEPARTAMENTO DE COMPRAS Última atualização: 2024-04-30 12:13
Decreto Municipal n.º 10.470/2023
"Regulamenta, no âmbito do Município de São Leopoldo - RS a Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que dispõe sobre Licitações e Contratos Administrativos."
Autor:: THIAGO DA PAIXAO OLIVEIRA Última atualização: 2024-04-30 12:13
Modelo - Documento de Formalização da Demanda (DFD)
O Depto. de Compras e Processos Licitatórios disponibiliza o modelo atualizado de DFD - Documento de Formalização de Demanda - a ser utilizado na fase preparatória do processo licitatório e contratações diretas, nos termos do Art. 31 e 84 do Decreto Municipal n.º 10.470/2023.
Autor:: THIAGO DA PAIXAO OLIVEIRA Última atualização: 2024-05-22 15:13
Orientações para elaboração de Estudo Técnico Preliminar (ETP)
O Depto. de Compras e Processos Licitatórios disponibiliza orientações para fins de elaboração do ETP - Estudo Técnico Preliminar - a ser utilizado na fase preparatória do processo licitatório, nos termos do Art. 31 e, se for o caso, das contratações diretas, nos termos do Art. 84 do Decreto Municipal n.º 10.470/2023.
Autor:: THIAGO DA PAIXAO OLIVEIRA Última atualização: 2024-05-02 15:27
Modelo Termo de Referência (TR) - Licitações
O Depto. de Compras e Processos Licitatórios disponibiliza o modelo atualizado Termo de Referência - TR - a ser utilizado na fase preparatória do processo licitatório, nos termos do Art. 31 do Decreto Municipal n.º 10.470/2023.
"Nota Explicativa: A presente minuta contempla os elementos mínimos previstos na Lei Federal nº 14.133/2021. No entanto, para além desses requisitos mínimos, o órgão também deverá atentar-se aos demais elementos previstos nos arts. 43 e 46 do Decreto Municipal nº 10.470/2023, dentre outros que se fizerem necessários, conforme cada caso específico." - IBEGESP.
Autor:: THIAGO DA PAIXAO OLIVEIRA Última atualização: 2024-04-30 12:42
Modelo de Termo de Referência (TR) e Orientações - Contratações Diretas
O Depto. de Compras e Processos Licitatórios disponibiliza o modelo atualizado para elaboração de Termo de Referência - TR - a ser utilizado na fase preparatória dos processos de Contratações Diretas (Dispensa de Licitação e Inexigibilidade), nos termos do Capitulo II, do Decreto Municipal n.º 10.470/2023. Documento contém, também, orientações gerais sobre os atos deste procedimento.
Autor:: THIAGO DA PAIXAO OLIVEIRA Última atualização: 2024-10-02 12:34
Modelo TR Simplificado - MP 1.221/2024
Modelo de TR para usa nos processos com fundamentação na MP 1221/2024.
Autor:: THIAGO DA PAIXAO OLIVEIRA Última atualização: 2024-06-18 14:52
Sistemas de Gestão
O que são sistemas de tecnologia?
Um sistema de tecnologia da informação (sistema de TI) é geralmente um sistema de informação, um sistema de comunicação ou, mais especificamente falando, um sistema de computador – incluindo todo o hardware, software e equipamentos periféricos — operado por um grupo limitado de usuários de TI.
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-12-22 12:44
O que é usuário em TI?
Um usuário ou utilizador é um agente, tanto um agente humano (usuário final) como um agente de software, que usa um computador ou serviço de rede.
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-12-22 12:44
Qual a diferença entre clientes e usuários?
Caso a TI seja um departamento interno de uma empresa, esse cliente nada mais é do que a unidade de negócio da empresa. No caso da TI ser um prestador de serviços, o cliente engloba as empresas atendidas. Os usuários são as pessoas que utilizam os recursos e os serviços de TI no dia a dia.
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-12-22 12:44
Gestão da Qualidade
Repositório Compartilhado do Programa de Ideias
Exitem 3 tipos de Operadores:
Gestor da Qualidade: possui CONTROLE TOTAL no diretório “\Programa e Ideias” e demais sub-diretórios, podendo CRIAR/ALTERAR/EXCLUIR diretórios e arquivos.
Autor: possui VISUALIZAÇÃOno diretório do “\Programa de Ideias” e CONTROLE PARCIAL no diretório "\AUTOR", podendo CRIAR/ALTERAR arquivos. * CRIAR/ALTERAR/EXCLUIR diretórios e arquivos somente criados por ele
Auditor: possui CONTROLE PARCIAL no diretório do “\Programa de Ideias”, "\AUDITORES" e "\AUTOR", podendo CRIAR/ALTERAR os arquivos. * CRIAR/ALTERAR/EXCLUIR diretórios e arquivos somente criados por ele
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-06-10 19:44
A gestão de fornecedores é o conjunto de ações que visam garantir que os fornecedores entreguem os produtos ou serviços contratados com qualidade, prazo e custo adequados. Ela consiste em planejar, selecionar, contratar, monitorar e avaliar os fornecedores que atendem às necessidades da organização.
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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-09-28 23:04
Imprimir ou Salvar Arquivo Remotamente (Terminal Server)
- Na aba Recursos Locais - Verifique que o item IMPRESSORAS está marcado - Em seguida selecione o botão MAIS... - Marque quais unidades de disco deseja acessar remotamente - Volte a aba GERAL e clique em SALVAR OBS: Se desejar criar um atalho em outro local, escolha a opção SALVAR COMO... - Em seguida clique em CONECTAR
O caminho remoto é \\TSCLIENT\”unidade” Por exemplo: \\TSCLIENT\C (unidade de disco C:\)
Tanto a impressão pode ser redirecionada diretamente para a impressora no local remoto, quanto a impressão salva em PDF pode ser direcionada diretamente a estação remota.
Usando o “Gerenciador de arquivos” (Explorer), você pode copiar arquivos entre o servidor e a estação remota.
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-09-28 23:06
Como CONFIGURAR a digitalização para um diretório da REDE?
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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-09-28 23:08
Como CONFIGURAR a digitalização para E-MAIL?
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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-09-28 23:10
Como CONFIGURAR a digitalização para USB?
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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-09-28 23:12
Como ALTERAR a senha do usuário ADMIN da impressora?
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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-09-28 23:13
Como DIGITALIZAR para um diretório de rede?
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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-09-28 23:15
Como DIGITALIZAR para USB?
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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-09-28 23:18
Como DIGITALIZAR para um e-mail?
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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-09-28 23:20
Acesso Remoto SOPHOS (VPN) - Portal do Administrador
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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-09-29 01:12
Backup Veeam - VBK vs VBI
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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-04-23 18:43
Desabilitar USUÁRIOS
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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-05-24 20:10
Acesso Remoto com VPN
Salvo outras razões, a principal motivação dessa solicitação decorre da necessidade de acesso ao repositório de ARQUIVOS dos SETORES e COMPARTILHADOS.
O primeiro passo, é acessar o endereço https://vpn.semae.rs.gov.br e autenticar com seu login/senha da rede. Não precisa fazer mais nada, só logar e fechar.
Abra um chamado em https://sac.semae.rs.gov.br solicitando a configuração do seu acesso VPN. Assim que você receber a confirmação da sua solicitação, basta acessar novamente o endereço vpn.semae.rs.gov.br e aproveite para assistir o vídeo abaixo que mostra o acesso ao Ambiente de Trabalho Remoto.
Acesso ao Ambiente de Trabalho Remoto - SEM cliente VPN
A principal desvantagem desse modelo é a necessidade de trabalhar integralmente no ambiente remoto através do navegador. Todas as aplicações que forem necessárias, deverão estar disponíveis no servidor remoto.
Acesso ao Ambiente de Trabalho Remoto - COM cliente VPN
A principal desvantagem desse modelo é o aumento da complexidade: é necessário observar se o cliente VPN está conectado, necessitando reconectar o mesmo sempre que o equipamento for reiniciar, ou ficar muito tempo ocioso. Já a grande vantagem é utilizar o dispositivo como se estivesse fisicamente conectada a rede principal do SEMAE.
Os passos iniciais são os mesmos para "Acesso ao Ambiente de Trabalho Remoto - SEM cliente VPN", acessar o endereço https://vpn.semae.rs.gov.br e autenticar com seu login/senha da rede. Depois pelo https://sac.semae.rs.gov.br solicitar a configuração do seu acesso VPN, COM CLIENTE. Assim que você receber a confirmação da sua solicitação, basta acessar novamente o endereço vpn.semae.rs.gov.br para fazer download do cliente e do arquivo de configuração. Assistir o vídeo abaixo que mostra todo o procedimento.
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-07-26 08:32
Relógio Ponto - Cadastros
Relógio de ponto é a máquina instalada, normalmente, na entrada das empresas, onde os funcionários registram seus horários de entrada, intervalo e saída. Já o REP (Registrador Eletrônico de Ponto) é um sistema usado para realizar as marcações, que pode ser por meio de um relógio físico ou por softwares e aplicativos.
O AFD é um arquivo armazenado na memória do relógio de ponto eletrônico. No AFD estão todas as informações inseridas no relógio desde o início de sua operacionalização, com as entradas e saídas de todos os profissionais. O arquivo é uma funcionalidade exigida pelo MTE.
Importando e exportando colaboradores e digitais (BIOMETRIA)
O relógio de ponto é um equipamento que faz o controle da jornada dos funcionários. As versões biométricas são as que marcam a entrada e a saída do colaborador por meio da impressão digital, reconhecimento facial ou outros tipos de biometria. Esses equipamentos são ligados à softwares que trazem mais agilidade ao RH.
Autor:: Vários - YouTube Última atualização: 2024-06-13 18:52
Sistemas de Gestão » Sistema Comercial Integrado (SCI)
Exibir o Painel de Senhas
O vídeo abaixo, mostra o procedimento para Exibir o Painel de Senhas
Observação: Caso o procedimento seja executado diretamente no dispositivo, execute a partir de 10 segundos do vídeo
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-12-22 12:28
Sistema Comercial Integrado (SCI)
SISTEMA DE GESTÃO COMERCIAL INTEGRADO
O sistema SCI foi projetado para executar todos os processos básicos que compõem o ciclo comercial das concessionárias de água e saneamento, envolvendo componentes e subsistemas, gerando módulos de negócio coesos e funcionais.
Atualmente o sistema comercial integrado SCI está implantado e operacional em mais de 630 municípios Brasileiros, de variados portes e tamanhos (em relação ao número de ligações ativas). Índice que representa mais de 10% do Marketing Share do mercado nacional de saneamento. Destacando a INTERATIVA através do SCI , como a maior provedora de solução de gestão comercial do segmento de água e saneamento.
Escalabilidade – Necessidade de crescimento contínuo da Concessionária
Segurança e Integridade Total das Informações
Performance / Desempenho Satisfatório do Sistema
Tratamento de Grandes Volumes de Dados
FUNCIONALIDADES BÁSICAS
O Sistema SCI através dos seus diversos módulos disponibiliza uma gama variada de funcional idades importantes para uma administração eficiente da gestão comercial da concessionária, podendo-se destacar:
Leitura, Cálculo e Emissão Instantânea de faturas em campo (Billing On-site)
Auto Atendimento via WEB
Quiosques para Pagamento de Faturas on line por Cartão de Débito / Crédito
Emissão de Ordens de Serviço Inteligente (Através de Dispositivo Móvel)
Arrecadação integrada ao sistema TEF (Transferência Eletrônica de Fundos)
Integração com os módulos de controle Operacional
Funções de BI (Business Inteligence) e Dashboards
Cadastramento Dinâmico de Clientes (consumidores)
Integração com sistema SPC (sistema de proteção ao crédito)
Programa Flexível para Recuperação de Créditos (Negociação Especial)
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-12-22 12:07
GESTÃO DE LABORATÓRIOS - IL4
O Sistema de Gestão de Laboratório IL4 (antes denominado INTERLIMS) é composto por:
Módulo WEB: acessado pelo navegador do computador ou dispositivos móveis (mobile)
Módulo COLETA: aplicação desenvolvida para mobile / Android
Módulo ANÁLISE: aplicação desenvolvida para mobile / Android
Plataforma de gerenciamento de informações laboratoriais especialmente projetada para facilitar o suporte à certificação dos laboratórios sob a norma da qualidade ISO/IEC 17.025.
Requisitos chave para a adequação à referida norma são plenamente atendidos pelo produto, como a rastreabilidade das amostras, a padronização dos laudos de análise e a implementação de técnicas de medição da qualidade. Orienta o cumprimento à legislação que regula o monitoramento da qualidade da água e efluentes, bem como ao fornecimento de informações às agências reguladoras.
Contribui de forma efetiva no controle de qualidade, pois automatiza os principais processos conduzidos por Laboratórios de Análise, produzindo efeitos importantes nos níveis operacional, estratégico e tático. O escopo apresentado pela solução abrange desde o planejamento da coleta de amostras até o efetivo suporte à execução dos ensaios e a consequente publicação dos resultados por meio de laudos técnicos.
Apresentando grande ênfase no aspecto gerencial, o sistema monitora os ciclos de amostragem e análise de forma automática e em tempo real. Ao longo dos ciclos, os gestores são notificados sobre variados eventos, no sentido de antecipar a sua ocorrência em tempo hábil para que ações pró-ativas possam ser tomadas.
Suporte a múltiplos Laboratórios de Análise de Água mantidos pelo cliente
Criação automatizada de Planos de Amostragem em coerência com a população abastecida
Agilidade na identificação e pesquisa de Amostras e Soluções por meio de etiqueta de código de barras bidimensional (QRCode)
Registro georeferenciado da coleta de amostras e das análises em campo
Suporte à execução de Métodos de Análise por meio de tablets nas bancadas
Notificações de eventos aos gestores, alertando a necessidade de tomada de ações preventivas ou corretivas
Foco na segurança das informações e auditoria dos processos
Controle de estoque de insumos em geral, como materiais, reagentes e soluções
Suporte a manutenção e calibração dos equipamentos de análise
BENEFÍCIOS
Facilita o atendimento à norma ISO/IEC 17.025 e a legislação aplicável
Permite a configuração pelo usuário de vários parâmetros, como os mínimos amostrais exigidos pela legislação, as definições dos métodos de análise e parâmetros
Viabiliza a rastreabilidade de Amostras e Soluções
Implementa ferramentas da qualidade, como carta controle e tratamento por brancos
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-11-09 11:25
Plataforma Integrada de Serviços Móveis (PHOENIX)
CONCEITO DE “SERVIÇO MÓVEL”
Projetado para permitir fácil adaptação à variados segmentos de negócio e tipos de serviços móveis
Voltado a organizações que necessitam utilizar dispositivos móveis para a execução de serviços diversos em campo
Disponibiliza uma plataforma de core, ou núcleo do sistema, que permite a adição de novos serviços com o aproveitamento de todos os tratamentos para suporte à execução de operações em campo, como: roteirização, sincronismo de dados, apontamento de ocorrências especiais, captura de imagens, georeferenciamento, etc
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-02-27 16:25
AGÊNCIA VIRTUAL (WEB e APP)
Atendimento virtual disponibilizando agendamento de serviços, consultas diversas, conciliação de pagamentos, geração e emissão de extratos e documentos.
Para atuar no cenário virtual disponibilizamos via URL a agência virtual, trazendo resoluções rápidas, consultas e respostas, efetuando atendimentos imediatos e eficientes,valorizando o tempo, espaço e profissionais.
De simples operação esse ambiente criativo, ágil e intuitivo proporciona a iteração com clientes (unidades consumidoras) através do agendamento de serviços específicos e essenciais, disponibilização de consultas, execução de pagamentos através de convênios, emissão de extratos e documentos.
Além da inovação no atendimento a agência virtual proporciona a publicação de banners promocionais, comunicados e campanhas, inclusão de filmes, comunicação através de mensagens, informações através de anúncios, e tudo que o universo da comunicação proporciona para interagir através de navegadores - internet (web).
Emissão da segunda via de faturas individuais ou agrupadas
Emissão de certidão negativa de débitos eletrônica
Pagamento Fácil, lista de faturas para pagamento, exibição apenas do número do código de barras para pagamento eletrônico
Pesquisa de débitos pendentes
Visualização de dados cadastrais da unidade consumidora
Simulação do Cálculo da Fatura
Histórico de Consumo (12 registros) e Pagamentos (12 Registros)
Consulta ao Anexo Tarifário (Tabela Tarifária)
Registro da qualidade da água (6 últimos registros)em comparativo disponibilizado de acordo com decreto nº 5.440 de 04 de maio de 2015 da Presidência da República
Atendimento e localização de concessões (Matriz - Filial)
BENEFÍCIOS
Maior proximidade com o cliente
Canal de acesso 24h para comunicação com a Concessionária
Disponibilidade de consultas, atendimentos e operações
O download do APK (instalador da aplicação da AS Móvel) pode ser feito diretamente no Portal do Phoenix. Assista o vídeo abaixo.
3º Passo é necessário transferir o arquivo que foi feito download para o aparelho celular, em seguida executando a aplicação com as permissões necesárias.
4º Passo irá solicitar que o "coletor" (aparelho) celular seja configurado. * Caso não seja solicitado a configuração no início do APP, ele pode ser reconfigurado manualmente (o procedimento é o mesmo), basta LER QR CODE
5º Passo necessita que seja feita a sincronizaçao das rotas com o sistema.
Informação adicional: Veja no vídeo abaixo, como LER QR CODE, testar Sincronização e editar e testar o endereço de Comunicção como o PHOENIX AS.
CONCLUSÃO
Os Departamento de Fiscalização,Corte e Manutenção utilizam o PHOENIX AS, enquanto o Departamento de Leitura utiliza o PHOENIX ES
APK: Android Application Pack, ou Android Package (abreviado APK, em português Pacote de Aplicação Android) é um arquivo de aplicação proprietário da empresa Google destinado ao sistema operacional móvel Android, um formato de arquivo informático de instalação de aplicativos .apk; comparado com os arquivos proprietários de instalação de software do sistema Windows, como o .exe ou o .msi.
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-02-27 19:41
Sistemas de Gestão » Sistema de Gestão Pública (GRP)
Sistema de Gestão Pública (GRP)
O GRP-Thema (Government Resource Planing) é um Sistema Integrado de Gestão Pública totalmente web que promove a sistematização dos processos de trabalho e o completo gerenciamento das instituições.
Os sistemas da Thema Informática® foram desenvolvidos para atender os mais diversos tipos de instituições públicas, entre elas: Prefeituras, Câmaras, Tribunais de Justiça, Tribunais de Contas, Ministérios Públicos, Defensoria Pública, Institutos de Previdência (municipais e estaduais), Fundações, Consórcios Públicos, Autarquias (Municipais, Estaduais e Federais), Departamentos de Água e Esgoto entre outros.
Principais consultas em tempo real atendendo Lei de Acesso à Informação Pública (Lei n° 12527/2011) ou, se for o caso, as resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ou Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-12-22 12:30
Sistemas de Gestão » Sistema de Gestão Pública (GRP) » Processo Eletrônico (Pe)
Alterar DESCRIÇÃO da CAPA do Processo Eletrônico
Procedimentos que serão executados: 1. Alterar a DESCRIÇÃO da CAPA 2. No MENU: Vinculados – Alterar Processo – EDITAR e Salvar 3. Depois desse processo, a CAPA continuará COM ERRO 4. EXCLUIR a CAPA ERRADA: Vinculados – Anexação e Manutenção de Documento – Excluir 5. EXIBIR a CAPA ALTERADA: Relatórios – Capa do Processo Eletrônico 6. COPIAR a CHANCELA 7. INSERIR a CAPA ALTERADA: Vinculados – Anexar Documento Gerado
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2023-12-22 12:35
Sistemas de Gestão » Planejamento Estratégico
Interact Suite SA
A Interact Suite SA é a combinação perfeita de aplicações modulares, que juntas formam o portfólio de soluções integradas da Interact para aprimorar a governança corporativa do seu negócio.
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-05-31 22:27
E-mail retido em Quarentena
O que significa E-mail em quarentena?
O serviço de quarentena de e-mails é responsável por filtrar mensagens indesejadas (conhecidas como spam ou phishing) antes que elas cheguem à caixa de entrada do usuário.
Um spamé geralmente uma mensagem de caráter comercial com propaganda e enviada em massa.
O termo phishingfoi escolhido devido à semelhança com outra palavra do vocabulário inglês, fishing, que significa pescar. Isso quer dizer a prática de “pescar” as informações e dados secretos dos usuários através de informações falsas ou dados não reais porém muito atrativos. Leia mais em https://www.infowester.com/phishing.php
Se você receber uma mesagem semelhamnte a imagem abaixo, significa que o Sistema de AntiVírus/AntiSpam do SEMAE reteve uma mensagem enviada pra você.
* Usuário e Senha da rede (usados para acessar o computador)
O Portal do Usuário fornece muitos serviços úteis relacionados à sua conta de usuário. Você pode:
Atualize seu nome conforme exibido no dispositivo.
Acompanhe as horas de navegação e o uso da Internet.
Visualizar e-mails em quarentena (este recurso está disponível nos modelos de dispositivos Cyberoam CR15iNG e superiores e em todos os modelos de dispositivos Sophos UTM.)
No menu lateral, acesse a opção E-mail e o item Quarentena * Você pode Apagar ou Liberar as mensagens, no local indicado na imagem abaixo
* Além de Apagar ou Liberar as mensagens, você pode ainda indicar que se trata de um falso positivo. Conforme a ferramenta aprende, no futuro isso pode evitar que essas mensagens sejam retidas novamente.
* Caso existam muitas mensagens você pode pesquisar pelo Remetente ou pelo Assunto
* Você também poderá filtrar pelo tipo de malware identificado
No menu lateral, acesse a opção E-mail e o item Exceção
Existem duas listas de endereços de E-mails: Permitidos e Bloqueados
Opcionalmente podem ser liberados endereços de e-mail ou domínios, conforme demonstrado na imagem abaixo.
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-03-06 15:31
Falha ao Enviar ou Receber mensagens de E-mail
O problema ocorre para quando há um erro definitivo/crítico relacionado a entrega da mensagem (endereço que você está tentando enviar não existe, o endereço de e-mail não aceita mensagens de seu remetente, etc.)
Quando uma me mensgem e enviada ou recebida de fora da rede do SEMAE, ela passa pela análise do Sistema AntiSpam / AntiVírus, e irá assumir um dos resultados abaixo:
Entregues
Recusado
Retornado
Abandonado
Em Quarentena
Deletadas
Existem ainda outras situações que poderão impedir que a sua mensagem seja entregue ou recebida:
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-03-12 14:44
Configuração do E-mail Corporativo do SEMAE
O que é um e-mail corporativo?
O termo E-mail Corporativo, é usado para definir serviços de e-mail, com a finalidade de atender necessidades específicas das empresas. Algumas dessas necessidades são, por exemplo, usar o domínio da empresa no endereço de e-mail dos funcionários, algo como nome.sobrenome@semae.rs.gov.br
Esses endereços *@semae.rs.gov.br podem ainda ser configurados como Grupos de Distribuição (também chamados de Listas de Distribuição) para enviar emails ou atender a solicitações de várias pessoas. Eles são úteis para equipes de projeto ou comitês, já que permitem enviar mensagens sem precisar adicionar os endereços de email individualmente.
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-03-12 14:44
Perceba que a mensagem não pode ser entregue e foi “devolvida”
No corpo do texto, podemos identificar o motivo do bloqueio
Como alternativa paliativa para enviar uma mensagem, podemos cadastrar um conta gratuita do Google, Microsoft ou outra de preferência
Cadastrar conta Gratuita na Microsoft
Clique em Criar conta gratuita
Informe o endereço de e-mail desejado dentre as opções apresentadas
Se estiver disponível a conta Microsoft, você pode apenas acrescentar “.semae” ao endereço que você já possui na sua conta de e-mail do SEMAE
Informe a senha
Informe o NOME e o SOBRENOME
Informe a data de nascimento
Resolva o enigma para provar que você é uma pessoa
O enigma terá que ser resolvido corretamente até a verificação ser concluída
Responda conforme sua preferência
Em caso de falha no redirecionamento, digite OUTLOOK.COM.BR
Aceitar os Termos de Uso
Agora vamos cadastrar um e-mail de recuperação
Devemos Editar informações da conta
Necessitamos cadastrar um e-mail alternativo (use seu e-mail do SEMAE)
Você receberá Código de segurança na sua conta de e-mail
Informe o código recebido
Selecione a Identidade que deseja confirmar
Informe o endereço de e-mail e clique para Enviar código
Você receberá Código de segurança na sua conta de e-mail
Informe o código recebido
A utilização do APP para autenticação é opcional
É possível cadastrar um outro e-mail ou telefone para conectar a sua conta Outlook. No entanto ele não aceita contas de e-mail “@semae.rs.gov.br” e não permite que se configure o “Responder, Responder para” para outro e-mail
Entende-se que para essa situação, uma conta do Google é mais adequada
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-04-23 17:13
Compartilhar CAIXA de E-mail
QUEM FAZ O COMPARTILHAMENTO ============================
Acesse o WebMail: https://webmail.semae.rs.gov.br 2. No MENU, vá em PREFERÊNCIAS 3. No menu LATERAL, acesse COMPARTILHAMENTO 4. Em COMPARTILHAR UMA PASTA, escola TIPO DE PASTA: PASTA DE E-MAIL 5. Selecione a CAIXA que deseja compartilhar 6. Opte por um compartilhamento somente LEITURA ou LEITURA/GRAVAÇÃO 7. Informe o(s) e-mail(s) com quem compartilhar
QUEM RECEBE O COMPARTILHAMENTO =============================== 1. Aceite o COMPARTILHAMENTO 2. Renomeie a caixa a fim de facilitar a identificação
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-06-12 21:29
Listas de Distribuição de E-mails
O que são listas de distribuição de e-mail?
Uma lista de contatos, também conhecida como grupo de distribuição, é um agrupamento de endereços de email coletados em um único nome. Uma mensagem enviada para uma lista de contatos vai para todos os destinatários listados na lista.
Na aba CONTATOS, você pode EDITAR as Listas de Distribuição que você for proprietário * Se precisar, solicite a um proprietário que abra um chamado para adicionar o seu usuário
Abra a EDIÇÃO da Lista de distribuição para ADICIONAR ou REMOVER e-mails
REMOVA o e-mail selecionado e clique em SALVAR
LOCALIZE o e-mail, ADICIONE-O a lista e clique em SALVAR
Restou alguma dúvida? Veja o procedimento completo.
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-06-12 21:23
Cadastros » Usuário Corporativo (Rede)
Minha primeira solicitação (cadastrados no RH)
Esta entrada está sendo revisada e não pode ser mostrada.
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-06-11 17:57
Alterar Senha de Rede (AD)
Na estação de trabalho pressine as teclas CRTL + ALT + DEL
* Preencha os campos conforme o modelo abaixo
A nova senha deve atender aos requisitos de complexidade
Deve ter comprimento mínimo de 8 (oito) caracteres
A senha conter no minimo 1 (um) caracter de 3 (três) das categorias abaixo:
Letras maiúsculas (A a Z)
Letras minúsculas (a a z)
Base de 10 dígitos (0 a 9)
Caracteres não alfanuméricos (caracteres especiais): (~!@#$%^&*_-+='|\(){}[]:;"'<>,.? /)
Observação: Depois de criada a conta, o usuário só poderá alterar a senha após 24h.
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-04-23 17:16
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-05-24 20:38
Como INSTALAR uma impressora de rede?
Como INSTALAR uma impressora de rede? 1. Anote o Código da Impressora 2. Acesse o servidor \\IMPRESSORAS 3. Filtre pelo código da impressora 4. Clique 2x sobre a IMPRESSORA
Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA Última atualização: 2024-05-24 20:43
Gestão e Inovação » Assessoria de Gestão e Inovação
Arquivos da Assessoria de Gestão e Inovação
Autor:: Assessoria de Gestão e Inovação Última atualização: 2024-10-01 16:07
Gestão e Inovação
Sobre a Gestão e Inovação
A gestão da inovação é um processo que envolve a organização e gerenciamento de ideias para transformar em soluções que agreguem valor para o negócio.
A gestão da inovação é importante para:
Aumentar a competitividade da empresa no mercado
Manter a empresa em constante busca por inovação nos seus processos e serviços
Satisfazer as demandas dos clientes por novidades nos produtos
A gestão da inovação envolve:
Identificar o que precisa ser inovado
Estabelecer etapas, procedimentos, recursos e métricas para o processo de inovação
Criar programas de treinamento, workshops ou hackathons para melhorar as habilidades criativas e técnicas dos colaboradores
Para implementar a gestão da inovação, é importante:
Estabelecer claramente o que é e o que não é inovação para a empresa
Responder às perguntas: por que inovar é importante para o negócio? O que desejo alcançar por meio da inovação?
Utilizar uma ferramenta, como um bom ERP, para gerenciar as atividades de inovação
Autor:: Assessoria de Gestão e Inovação Última atualização: 2024-10-01 16:06