Pesquisa avançada

Visão geral da FAQ

Cadastros

Já tem cadastro na RH?

O que é o cadastro no RH?

A folha de pagamento é o espelho das informações e atividades trabalhistas de cada funcionário. Ela contém todos os dados cadastrais, tais como, endereço, documentação, data de nascimento, etc. que servirão para emissão de relatórios, da ficha de registro, dentre outros.

 

Após seu cadastro no Sistema da Folha de Pagamento já será criado um "usuário de rede" (login), o qual permitirá que você acesse os dispositivos da rede (computadores, notebooks etc.), além de uma conta de e-mail corportativo "@semae.rs.gov.br".

Preferencialmente o login será escolhido de acordo com o seu nome...

Exemplo: NOME MEIO SOBRENOME, o usuário será "nome.sobrenome", caso já exista, a alternativa seria "nome.meio", eventualmente poderá ocorrer variações como "nome.meiosobrenome".

Cadastros - Folha / AD

Se você já possui os dados, acesse o Portal do Servidor SEMAE

https://portaldoservidor.semae.rs.gov.br

https://servidor.semae.rs.gov.br

FOLHA - Tela de login

No Painel são disponibilizadas diversas funcionalidades

FOLHA - Painel do usuário

Você pode baixar diversos modelos de documentos

FOLHA - Documentos

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2025-03-24 18:22


Tipos de Usuários

Contas de Usuário padrão são para atividas diárias. Contas de administrador fornecem mais controle sobre um computador e só devem ser usadas quando necessário. As contas Convidado destinam-se principalmente às pessoas que precisam usar temporariamente um computador. Veja abaixo os tipois de usuários, conforme a área de atuação:

Usuário de Rede

  • Acesso a rede (AD)
  • Conta de e-mail
    • Lista(s) de Distribuição
  • GRP (Processo Eletrônico)

Usuário Comercial

  • Acesso a rede (AD)
  • Conta de e-mail
    • Lista(s) de Distribuição
  • GRP (Processo Eletrônico)
  • Sistema Comercial:
    • SCI
    • PHOENIX
    • AS Móvel
    • ES Móvel
    • Agência Web
    • SEMAE Digital

Usuário Administrativo

  • Acesso a rede (AD)
  • Conta de e-mail
    • Lista(s) de Distribuição
  • Sistema de Gestão (GRP)
  • GRP PMSL
  • Processo Eletrônico
    • COMPRAS
    • MATERIAIS
    • PROTOCOLO
    • PATRIMÔNIO
  • Sistema de RH (ADMRH)
    • Perfil de Operador
    • Marcações (VELTI NUVEM)
    • Banco Caixa (SKYLINE)
  • Portal do Servidor

Usuário Financeiro

  • Acesso a rede (AD)
  • Conta de e-mail
    • Lista(s) de Distribuição
  • GRP PMSL
  • GRP (Processo Eletrônico)
  • Sistemas de Custos (SICAM)
  • Bancos (FinNet - FASTWEB)
  • Banco Caixa (SUPPLY)

Usuário Operacional

  • Acesso a rede (AD)
  • Conta de e-mail
    • Lista(s) de Distribuição
  • GRP (Processo Eletrônico)
  • Sistema de Laboratório:
    • IL4 – Web (Interlims)
    • IL4 – Móvel (Coletor)
    • IL4 – Móvel (Análise)
  • Telemetria da Operação
  • Telemetria da Drenagem (DNOS)

Usuário de Manutenção

  • Acesso a rede (AD)
  • Conta de e-mail
    • Lista(s) de Distribuição
  • GRP (Processo Eletrônico)
  • Sistema Comercial:
    • SCI
    • AS Móvel (em implantação)

Usuário Planejamento

  • Acesso a rede (AD)
  • Conta de e-mail
    • Lista(s) de Distribuição
  • GRP (Processo Eletrônico)
  • Autocad (AUTODESK)
  • Orçamentos (FRANARIN)
  • Orçamentos (OrçaFascio)

Usuário de Gestão e Qualidade

  • Acesso a rede (AD)
  • Conta de e-mail
    • Lista(s) de Distribuição
  • GRP (Processo Eletrônico)
  • Strategic Adviser (SA)

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-10-26 00:53


Ingressei no SEMAE, e agora?

Se você é NOVO no SEMAE, a primeira coisa que você precisa é estar devidamente registrado no sistema de RH (Sistema de Gestão de Recursos Humanos - ADMRH)

Recomenda-se que você saiba:

  • Seu número de Matrícula
  • Tenha cadastrado um E-mail pessoal
  • Um número de Celular, de preferência com WhatsApp

Observação: Sempre que houver uma comunicação sensível, como seus dados de acesso por exemplo, você receberá um e-mail ou mensagem via WhatsApp com os dados e as orientações necessárias.

Mas eu já tenho acesso ao REDE?

Sim, no momento em que você é cadastrado no RH, você também já é cadastrado na rede.
* Mas é preciso esperar a comunicação por e-mail / whatsapp (consulte sua caixa de SPAM)

Você irá receber uma menagem com o título do assunto... "Cadastrado no SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE DOMÍNIO (AD)"

A primeira coisa a ser feita é utilizar uma estação de trabalho (computador) para alterar a sunha senha.

  1. Você pode fazer LOGIN em uma estação que não esteja em uso
  2. Você pode utilizar uma estação que esteja em uso e desbloqueada
    CUIDADO: tenha certeza de alterar o usuário como demonstrado no tópico abaixo

Tópico: Alterar Senha de Rede (AD)
https://ajuda.semae.rs.gov.br/senha

Depois que você altear a senha de rede, já possui:

  1. Acesso a rede Rede (conectar em uma estação de trabalho - computador)
  2. Acesso a CAIXA de e-mail corporativo
    https://mail.semae.rs.gov.br
  3. Solcitação de Abertura de Chamados - SAC
    https://sac.semae.rs.gov.br
  4. Sistema de Gestão Pública - GRP
    Sistema de Processo Eletrônico - SISPE
    https://grp.semae.rs.gov.br

Observação: Sistemas como o GRP e SCI, permitem que as permissões de um usuário sejam copiadas para outro. As novas permissões podem substituir as anteriores, ou serem adicionadas. Para que esse procedimento possa ser executado, você deve informar o “usuário de referência”, ou seja, de qual login as permissões devem ser copiadas.

Entendi, mas eu ainda preciso de acesso ao Sistema Comercial Integrado - SCI...

Para que seja possível a integração do SCI com a REDE (AD), você precisará fazer o PRÉ-CADASTRO conforme demonstrado no tópico abaixo. Depois que você realizar o procedimento, solicite a sua chefia imediata que abra uma solicitação de configuração de permissões para você no sistema SCI. Preferencialmente indicando um usuário de referência para cópia das permissões.

Tópico: PRÉ-CADASTRO Sistema Comercial Integrado - SCI

Autor:: Gerência de Tecnologia da Informação
Última atualização: 2025-03-24 18:37


Procedimentos » Atendimentos

Solicitações de Atendimento

O setor de Suporte Técnico utiliza ferramentas, estratégias e serviços de apoio para atender os usuários do SEMAE, através do registro e controle no Sistema de Gestão de Demandas de Suporte Técnico e Controle de Ativos (OcoMon 5.0), com a finalidade de dar suporte e resolver problemas, incluindo falhas e problemas técnicos.

Se você já tem Usuário de Rede (login), basta acessar

http://chamados.semae.rs.gov.br

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-03-12 14:43


Solicitação de Equipamento

Para solicitar um equipamento preencha o formulário abaixo:

Descritivo Técnico:

  • Computador padrão Administrativo: O computador é uma máquina que permite que o usuário faça cálculos matemáticos, pesquisas, trabalhos gerais e etc., isso inclui a utilização de planilhas, documentos, reuniões online, sistemas comerciais, entre outros.
  • Computador padrão Avançado: Máquinas para computação gráfica, renderização, simulação e análises robustas. É um computador especial para atividades profissionais que exigem um alto desempenho ao processar dados. E para suprir essa demanda, essas máquinas têm configurações de hardware bem generosas no que diz respeito a: quantidade de memória RAM; capacidade de processamento da GPU (placa de vídeo).
  • Notebook: A definição de laptop ou notebook é bem simples. Trata-se de um computador portátil que pode ser usado com bateria ou na tomada. Além disso, o aparelho foi desenvolvido pensando no transporte e conveniência. Nos padrões da atualidade, dificilmente um laptop irá pesar mais de 5 quilos.
  • Tablet: O tablet é um dispositivo portátil que possui uma variedade de funções semelhantes a um computador. Normalmente, ele tem tela sensível ao toque e oferece recursos multitoque. Ele também tem teclado na tela. Além disso, pode ter outros recursos de adaptação.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-06-11 17:58


Acesso Remoto SOPHOS (VPN) - Portal do Usuário

Acesso Remoto SOPHOS - User Portal

Endereço: https://vpn.semae.rs.gov.br:4443

Recursos disponíveis:

  • Pessoal
    • Alterar Senha
    • Dados Pessoais
  • Cliente de Download
    • Single Sign-On
    • Clientes de Autenticação
  • VPN
    • Sophos Connect client
    • SSL VPN configuration
    • Acesso de Conexões Sem cliente
  • Uso da Internet
    • Informação da Política
    • Informação de Uso
  • E-mail
    • Quarentena

GTI - Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação
https://gti.semae.rs.gov.br

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-09-29 01:10


Suporte Remoto

O que significa suporte remoto?

O suporte remoto é um procedimento que permite aos técnicos de TI acessem o computador ou dispositivo remotamente para fornecer suporte.

O que é um dispositivo remoto?

Acesso remoto é a capacidade de um dispositivo conectar-se com outro à distância, independentemente de sua localização física, seja ele um computador, um smartphone ou um tablet. Basta apenas ter o mesmo software instalado em ambos, bem como as informações corretas de entrada.

Quais informações devo fornecer ao técnico?

Procure na Área de trabalho o ícone "RustDesk" e informe ao técnico o "ID"

Quando o técnico iniciar a conexão, você pode simplesmente ACEITAR

Ou, forneça junto com a ID e a "Senha de acesso único" (ela muda depois de cada acesso)

Download: https://rustdesk.com/pt

Veja como funciona o acesso:

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-11-01 17:18


Lei de Licitações

Procedimento Inicial

Esta entrada está sendo revisada e não pode ser mostrada.

Autor:: DEPARTAMENTO DE COMPRAS
Última atualização: 2024-04-30 12:13


Decreto Municipal n.º 10.470/2023

"Regulamenta, no âmbito do Município de São Leopoldo - RS a Lei Federal nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que dispõe sobre Licitações e Contratos Administrativos."

Autor:: THIAGO DA PAIXAO OLIVEIRA
Última atualização: 2024-04-30 12:13


Modelo - Documento de Formalização da Demanda (DFD)

O Depto. de Compras e Processos Licitatórios disponibiliza o modelo atualizado de DFD - Documento de Formalização de Demanda - a ser utilizado na fase preparatória do processo licitatório e contratações diretas, nos termos do Art. 31 e 84 do Decreto Municipal n.º 10.470/2023.

Autor:: THIAGO DA PAIXAO OLIVEIRA
Última atualização: 2024-05-22 15:13


Orientações para elaboração de Estudo Técnico Preliminar (ETP)

O Depto. de Compras e Processos Licitatórios disponibiliza orientações para fins de elaboração do ETP - Estudo Técnico Preliminar - a ser utilizado na fase preparatória do processo licitatório, nos termos do Art. 31 e, se for o caso, das contratações diretas, nos termos do Art. 84 do Decreto Municipal n.º 10.470/2023.

Autor:: THIAGO DA PAIXAO OLIVEIRA
Última atualização: 2024-05-02 15:27


Modelo Termo de Referência (TR) - Licitações

O Depto. de Compras e Processos Licitatórios disponibiliza o modelo atualizado Termo de Referência - TR - a ser utilizado na fase preparatória do processo licitatório, nos termos do Art. 31 do Decreto Municipal n.º 10.470/2023.

"Nota Explicativa: A presente minuta contempla os elementos mínimos previstos na Lei Federal nº 14.133/2021. No entanto, para além desses requisitos mínimos, o órgão também deverá atentar-se aos demais elementos previstos nos arts. 43 e 46 do Decreto Municipal nº 10.470/2023, dentre outros que se fizerem necessários, conforme cada caso específico." - IBEGESP. 

 

Autor:: THIAGO DA PAIXAO OLIVEIRA
Última atualização: 2024-04-30 12:42


Modelo de Termo de Referência (TR) e Orientações - Contratações Diretas

O Depto. de Compras e Processos Licitatórios disponibiliza o modelo atualizado para elaboração de Termo de Referência - TR - a ser utilizado na fase preparatória dos processos de Contratações Diretas (Dispensa de Licitação e Inexigibilidade), nos termos do Capitulo II, do Decreto Municipal n.º 10.470/2023. Documento contém, também, orientações gerais sobre os atos deste procedimento. 

Autor:: THIAGO DA PAIXAO OLIVEIRA
Última atualização: 2024-10-02 12:34


Modelo TR Simplificado - MP 1.221/2024

Modelo de TR para usa nos processos com fundamentação na MP 1221/2024.

Autor:: THIAGO DA PAIXAO OLIVEIRA
Última atualização: 2024-06-18 14:52


Sistemas de Gestão

O que são sistemas de tecnologia?

Um sistema de tecnologia da informação (sistema de TI) é geralmente um sistema de informação, um sistema de comunicação ou, mais especificamente falando, um sistema de computador – incluindo todo o hardware, software e equipamentos periféricos — operado por um grupo limitado de usuários de TI.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-12-22 12:44


O que é usuário em TI?

Um usuário ou utilizador é um agente, tanto um agente humano (usuário final) como um agente de software, que usa um computador ou serviço de rede.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-12-22 12:44


Qual a diferença entre clientes e usuários?

Caso a TI seja um departamento interno de uma empresa, esse cliente nada mais é do que a unidade de negócio da empresa. No caso da TI ser um prestador de serviços, o cliente engloba as empresas atendidas. Os usuários são as pessoas que utilizam os recursos e os serviços de TI no dia a dia.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-12-22 12:44


Gestão da Qualidade

Repositório Compartilhado do Programa de Ideias

Exitem 3 tipos de Operadores:

Gestor da Qualidade: possui CONTROLE TOTAL no diretório  “\Programa e Ideias” e demais sub-diretórios, podendo CRIAR/ALTERAR/EXCLUIR diretórios e arquivos.

Autor: possui VISUALIZAÇÃO no diretório  do “\Programa de Ideias” e CONTROLE PARCIAL no diretório "\AUTOR", podendo CRIAR/ALTERAR arquivos.
* CRIAR/ALTERAR/EXCLUIR diretórios e arquivos somente criados por ele

Auditor: possui CONTROLE PARCIAL no diretório  do “\Programa de Ideias”, "\AUDITORES" e "\AUTOR", podendo CRIAR/ALTERAR os arquivos.
* CRIAR/ALTERAR/EXCLUIR diretórios e arquivos somente criados por ele

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-06-10 19:44


Qualidade de Processos - Tudo sobre Auditorias

RELATÓRIOS GRTD 

Autor:: Lidiana Lunkes Hoffmann
Última atualização: 2024-06-12 18:46


Qualidade de Processos - Programa de Ideias

PROGRAMA DE IDEIAS 

Autor:: Lidiana Lunkes Hoffmann
Última atualização: 2025-04-29 01:46


POP's, Manuais de procedimentos, Fluxogramas dos setores da SEMAE

POP's, Manuais de procedimentos, Fluxogramas dos setores da SEMAE 

Autor:: Lidiana Lunkes Hoffmann
Última atualização: 2024-06-12 19:02


Gestão de Riscos

Análise qualitativa de riscos.
Análise quantitativa de riscos.
Planejamento de resposta a riscos.
Monitoramento e controle de riscos.

Autor:: LIDIANA LUNKES HOFFMANN
Última atualização: 2024-06-12 19:31


Gestão de Fornecedores

A gestão de fornecedores é o conjunto de ações que visam garantir que os fornecedores entreguem os produtos ou serviços contratados com qualidade, prazo e custo adequados. Ela consiste em planejar, selecionar, contratar, monitorar e avaliar os fornecedores que atendem às necessidades da organização.

Autor:: LIDIANA LUNKES HOFFMANN
Última atualização: 2024-10-01 16:18


Procedimentos

Como REMOVER uma impressora?

Esta entrada está sendo revisada e não pode ser mostrada.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-09-28 23:04


Imprimir ou Salvar Arquivo Remotamente (Terminal Server)

- Na aba Recursos Locais
- Verifique que o item IMPRESSORAS está marcado
- Em seguida selecione o botão MAIS...
- Marque quais unidades de disco deseja acessar remotamente
- Volte a aba GERAL e clique em SALVAR
OBS: Se desejar criar um atalho em outro local, escolha a opção SALVAR COMO...
- Em seguida clique em CONECTAR

O caminho remoto é \\TSCLIENT\”unidade”
Por exemplo: \\TSCLIENT\C (unidade de disco C:\)

Tanto a impressão pode ser redirecionada diretamente para a impressora no local remoto,
quanto a impressão salva em PDF pode ser direcionada diretamente a estação remota.

Usando o “Gerenciador de arquivos” (Explorer), você pode copiar arquivos entre o servidor e a estação remota.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-09-28 23:06


Como CONFIGURAR a digitalização para um diretório da REDE?

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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-09-28 23:08


Como CONFIGURAR a digitalização para E-MAIL?

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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-09-28 23:10


Como CONFIGURAR a digitalização para USB?

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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-09-28 23:12


Como ALTERAR a senha do usuário ADMIN da impressora?

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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-09-28 23:13


Como DIGITALIZAR para um diretório de rede?

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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-09-28 23:15


Como DIGITALIZAR para USB?

Esta entrada está sendo revisada e não pode ser mostrada.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-09-28 23:18


Como DIGITALIZAR para um e-mail?

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Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-09-28 23:20


Acesso Remoto SOPHOS (VPN) - Portal do Administrador

Esta entrada está sendo revisada e não pode ser mostrada.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-09-29 01:12


Backup Veeam - VBK vs VBI

Esta entrada está sendo revisada e não pode ser mostrada.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-04-23 18:43


Desabilitar USUÁRIOS

Esta entrada está sendo revisada e não pode ser mostrada.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-05-24 20:10


Acesso Remoto com VPN

Salvo outras razões, a principal motivação dessa solicitação decorre da necessidade de acesso ao repositório de ARQUIVOS dos SETORES e COMPARTILHADOS.

O primeiro passo, é acessar o endereço https://vpn.semae.rs.gov.br e autenticar com seu login/senha da rede. Não precisa fazer mais nada, só logar e fechar.

Portal do Usuário VPN

Abra um chamado em https://sac.semae.rs.gov.br solicitando a configuração do seu acesso VPN. Assim que você receber a confirmação da sua solicitação, basta acessar novamente o endereço vpn.semae.rs.gov.br e aproveite para assistir o vídeo abaixo que mostra o acesso ao Ambiente de Trabalho Remoto.

Acesso ao Ambiente de Trabalho Remoto - SEM cliente VPN

A principal desvantagem desse modelo é a necessidade de trabalhar integralmente no ambiente remoto através do navegador. Todas as aplicações que forem necessárias, deverão estar disponíveis no servidor remoto.

Acesso ao Ambiente de Trabalho Remoto - COM cliente VPN

A principal desvantagem desse modelo é o aumento da complexidade: é necessário observar se o cliente VPN está conectado, necessitando reconectar o mesmo sempre que o equipamento for reiniciar, ou ficar muito tempo ocioso. Já a grande vantagem é utilizar o dispositivo como se estivesse fisicamente conectada a rede principal do SEMAE.

Os passos iniciais são os mesmos para "Acesso ao Ambiente de Trabalho Remoto - SEM cliente VPN", acessar o endereço https://vpn.semae.rs.gov.br e autenticar com seu login/senha da rede. Depois pelo https://sac.semae.rs.gov.br solicitar a configuração do seu acesso VPN, COM CLIENTE. Assim que você receber a confirmação da sua solicitação, basta acessar novamente o endereço vpn.semae.rs.gov.br para fazer download do cliente e do arquivo de configuração. Assistir o vídeo abaixo que mostra todo o procedimento.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-07-26 08:32


Relógio Ponto - Cadastros

Relógio de ponto é a máquina instalada, normalmente, na entrada das empresas, onde os funcionários registram seus horários de entrada, intervalo e saída. Já o REP (Registrador Eletrônico de Ponto) é um sistema usado para realizar as marcações, que pode ser por meio de um relógio físico ou por softwares e aplicativos.

Extraindo AFD por pendrive (MARCAÇÕES)



https://www.youtube.com/watch?v=hc4AWxLIGnY

O AFD é um arquivo armazenado na memória do relógio de ponto eletrônico. No AFD estão todas as informações inseridas no relógio desde o início de sua operacionalização, com as entradas e saídas de todos os profissionais. O arquivo é uma funcionalidade exigida pelo MTE.

Importando e exportando colaboradores e digitais (BIOMETRIA)



https://www.youtube.com/watch?v=YbGK0_Xq7Ek

O relógio de ponto é um equipamento que faz o controle da jornada dos funcionários. As versões biométricas são as que marcam a entrada e a saída do colaborador por meio da impressão digital, reconhecimento facial ou outros tipos de biometria. Esses equipamentos são ligados à softwares que trazem mais agilidade ao RH.

Cadastro de biometria



https://www.youtube.com/watch?v=bY48f2MPfzc

Como importar cadastros de funcionários do pendrive no relógio



https://www.youtube.com/watch?v=8S5452OeWMM

Autor:: Vários - YouTube
Última atualização: 2024-06-13 18:52


Sistemas de Gestão » Sistema Comercial Integrado (SCI)

Exibir o Painel de Senhas

O vídeo abaixo, mostra o procedimento para Exibir o Painel de Senhas

Observação: Caso o procedimento seja executado diretamente no dispositivo, execute a partir de 10 segundos do vídeo

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-12-22 12:28


Sistema Comercial Integrado (SCI)

SISTEMA DE GESTÃO COMERCIAL INTEGRADO

O sistema SCI foi projetado para executar todos os processos básicos que compõem o ciclo comercial das concessionárias de água e saneamento, envolvendo componentes e subsistemas, gerando módulos de negócio coesos e funcionais.

Atualmente o sistema comercial integrado SCI está implantado e operacional em mais de 630 municípios Brasileiros, de variados portes e tamanhos (em relação ao número de ligações ativas). Índice que representa mais de 10% do Marketing Share do mercado nacional de saneamento. Destacando a INTERATIVA através do SCI , como a maior provedora de solução de gestão comercial do segmento de água e saneamento.

Sistema de Produção:

https://sci.semae.rs.gov.br

Sistema de Homologação (Testes):

https://scihml.semae.rs.gov.br

CONCEPÇÃO DO SISTEMA

CRITÉRIOS ADOTADOS

  • Alta Disponibilidade – Sistema não pode parar
  • Escalabilidade – Necessidade de crescimento contínuo da Concessionária
  • Segurança e Integridade Total das Informações
  • Performance / Desempenho Satisfatório do Sistema
  • Tratamento de Grandes Volumes de Dados

FUNCIONALIDADES BÁSICAS

O Sistema SCI através dos seus diversos módulos disponibiliza uma gama variada de funcional idades importantes para uma administração eficiente da gestão comercial da concessionária, podendo-se destacar:

  • Leitura, Cálculo e Emissão Instantânea de faturas em campo (Billing On-site)
  • Auto Atendimento via WEB
  • Quiosques para Pagamento de Faturas on line por Cartão de Débito / Crédito
  • Emissão de Ordens de Serviço Inteligente (Através de Dispositivo Móvel)
  • Arrecadação integrada ao sistema TEF (Transferência Eletrônica de Fundos)
  • Integração com os módulos de controle Operacional
  • Funções de BI (Business Inteligence) e Dashboards
  • Cadastramento Dinâmico de Clientes (consumidores)
  • Integração com sistema SPC (sistema de proteção ao crédito)
  • Programa Flexível para Recuperação de Créditos (Negociação Especial)

INTERATIVA SOLUÇÕES
https://intercom.com.br

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-12-22 12:07


GESTÃO DE LABORATÓRIOS - IL4

O Sistema de Gestão de Laboratório IL4 (antes denominado INTERLIMS) é composto por:

  • Módulo WEB: acessado pelo navegador do computador ou dispositivos móveis (mobile)
  • Módulo COLETA: aplicação desenvolvida para mobile / Android
  • Módulo ANÁLISE: aplicação desenvolvida para mobile / Android

Plataforma de gerenciamento de informações laboratoriais especialmente projetada para facilitar o suporte à certificação dos laboratórios sob a norma da qualidade ISO/IEC 17.025.

Requisitos chave para a adequação à referida norma são plenamente atendidos pelo produto, como a rastreabilidade das amostras, a padronização dos laudos de análise e a implementação de técnicas de medição da qualidade. Orienta o cumprimento à legislação que regula o monitoramento da qualidade da água e efluentes, bem como ao fornecimento de informações às agências reguladoras.

Contribui de forma efetiva no controle de qualidade, pois automatiza os principais processos conduzidos por Laboratórios de Análise, produzindo efeitos importantes nos níveis operacional, estratégico e tático. O escopo apresentado pela solução abrange desde o planejamento da coleta de amostras até o efetivo suporte à execução dos ensaios e a consequente publicação dos resultados por meio de laudos técnicos.

Apresentando grande ênfase no aspecto gerencial, o sistema monitora os ciclos de amostragem e análise de forma automática e em tempo real. Ao longo dos ciclos, os gestores são notificados sobre variados eventos, no sentido de antecipar a sua ocorrência em tempo hábil para que ações pró-ativas possam ser tomadas.

Sistema de Produção:

https://il4.semae.rs.gov.br

FUNCIONALIDADES

  • Suporte a múltiplos Laboratórios de Análise de Água mantidos pelo cliente
  • Criação automatizada de Planos de Amostragem em coerência com a população abastecida
  • Agilidade na identificação e pesquisa de Amostras e Soluções por meio de etiqueta de código de barras bidimensional (QRCode)
  • Registro georeferenciado da coleta de amostras e das análises em campo
  • Suporte à execução de Métodos de Análise por meio de tablets nas bancadas
  • Notificações de eventos aos gestores, alertando a necessidade de tomada de ações preventivas ou corretivas
  • Foco na segurança das informações e auditoria dos processos
  • Controle de estoque de insumos em geral, como materiais, reagentes e soluções
  • Suporte a manutenção e calibração dos equipamentos de análise

BENEFÍCIOS

  • Facilita o atendimento à norma ISO/IEC 17.025 e a legislação aplicável
  • Permite a configuração pelo usuário de vários parâmetros, como os mínimos amostrais exigidos pela legislação, as definições dos métodos de análise e parâmetros
  • Viabiliza a rastreabilidade de Amostras e Soluções
  • Implementa ferramentas da qualidade, como carta controle e tratamento por brancos
  • Permite o cálculo de custo das análises

INTERATIVA SOLUÇÕES
https://intercom.com.br

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-11-09 11:25


Plataforma Integrada de Serviços Móveis (PHOENIX)

CONCEITO DE “SERVIÇO MÓVEL”

  • Projetado para permitir fácil adaptação à variados segmentos de negócio e tipos de serviços móveis
  • Voltado a organizações que necessitam utilizar dispositivos móveis para a execução de serviços diversos em campo
  • Disponibiliza uma plataforma de core, ou núcleo do sistema, que permite a adição de novos serviços com o aproveitamento de todos os tratamentos para suporte à execução de operações em campo, como: roteirização, sincronismo de dados, apontamento de ocorrências especiais, captura de imagens, georeferenciamento, etc

Sistema de Produção:

https://phoenix.semae.rs.gov.br

TIPOS DE SERVIÇOS

  • Leitura, Cálculo e Impressão da Fatura
  • Emissão do Reaviso de Débito
  • Entrega de Informativos
  • Atualização Cadastral de Consumidores
  • Execução de Autorizações ou Ordens de Serviço
  • Rotas de Execução
  • Rotas Modelo x Rotas Reais ou Temporais

INTERATIVA SOLUÇÕES
https://intercom.com.br

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-02-27 16:25


AGÊNCIA VIRTUAL (WEB e APP)

Atendimento virtual disponibilizando agendamento de serviços, consultas diversas, conciliação de pagamentos, geração e emissão de extratos e documentos.

Para atuar no cenário virtual disponibilizamos via URL a agência virtual, trazendo resoluções rápidas, consultas e respostas, efetuando atendimentos imediatos e eficientes,valorizando o tempo, espaço e profissionais.

De simples operação esse ambiente criativo, ágil e intuitivo proporciona a iteração com clientes (unidades consumidoras) através do agendamento de serviços específicos e essenciais, disponibilização de consultas, execução de pagamentos através de convênios, emissão de extratos e documentos.

Além da inovação no atendimento a agência virtual proporciona a publicação de banners promocionais, comunicados e campanhas, inclusão de filmes, comunicação através de mensagens, informações através de anúncios, e tudo que o universo da comunicação proporciona para interagir através de navegadores - internet (web).

Sistema de Produção:

https://agenciaweb.semae.rs.gov.br

FUNCIONALIDADES

  • Emissão da segunda via de faturas individuais ou agrupadas
  • Emissão de certidão negativa de débitos eletrônica
  • Pagamento Fácil, lista de faturas para pagamento, exibição apenas do número do código de barras para pagamento eletrônico
  • Pesquisa de débitos pendentes
  • Visualização de dados cadastrais da unidade consumidora
  • Simulação do Cálculo da Fatura
  • Histórico de Consumo (12 registros) e Pagamentos (12 Registros)
  • Consulta ao Anexo Tarifário (Tabela Tarifária)
  • Registro da qualidade da água (6 últimos registros)em comparativo disponibilizado de acordo com decreto nº 5.440 de 04 de maio de 2015 da Presidência da República
  • Atendimento e localização de concessões (Matriz - Filial)

BENEFÍCIOS

  • Maior proximidade com o cliente
  • Canal de acesso 24h para comunicação com a Concessionária
  • Disponibilidade de consultas, atendimentos e operações

INTERATIVA SOLUÇÕES
https://intercom.com.br

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-12-22 12:28


Phoenix ES - APP para Smartphones

Esta entrada está sendo revisada e não pode ser mostrada.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-02-27 19:33


Serviços Móveis - PHOENIX AS e PHOENIX ES

1º Passo é autenticar no Portal do PHOENIX

https://phoenix.semae.rs.gov.br

2º Passo é fazer o download do instalador da aplicação da AS Móvel

https://phoenix.semae.rs.gov.br/Home/DownloadApk

O download do APK (instalador da aplicação da AS Móvel) pode ser feito diretamente no Portal do Phoenix. Assista o vídeo abaixo.

3º Passo é necessário transferir o arquivo que foi feito download para o aparelho celular, em seguida executando a aplicação com as permissões necesárias.

4º Passo irá solicitar que o "coletor" (aparelho) celular seja configurado.
* Caso não seja solicitado a configuração no início do APP, ele pode ser reconfigurado manualmente (o procedimento é o mesmo), basta LER QR CODE

5º Passo necessita que seja feita a sincronizaçao das rotas com o sistema.

Informação adicional: Veja no vídeo abaixo, como LER QR CODE, testar Sincronização e editar e testar o endereço de Comunicção como o PHOENIX AS.

CONCLUSÃO

Os Departamento de Fiscalização, Corte e Manutenção utilizam o PHOENIX AS, enquanto o Departamento de Leitura utiliza o PHOENIX ES

APK: Android Application Pack, ou Android Package (abreviado APK, em português Pacote de Aplicação Android) é um arquivo de aplicação proprietário da empresa Google destinado ao sistema operacional móvel Android, um formato de arquivo informático de instalação de aplicativos .apk; comparado com os arquivos proprietários de instalação de software do sistema Windows, como o .exe ou o .msi.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-02-27 19:41


Sistemas de Gestão » Sistema de Gestão Pública (GRP)

Sistema de Gestão Pública (GRP)

O GRP-Thema (Government Resource Planing) é um Sistema Integrado de Gestão Pública totalmente web que promove a sistematização dos processos de trabalho e o completo gerenciamento das instituições.

Os sistemas da Thema Informática® foram desenvolvidos para atender os mais diversos tipos de instituições públicas, entre elas: Prefeituras, Câmaras, Tribunais de Justiça, Tribunais de Contas, Ministérios Públicos, Defensoria Pública, Institutos de Previdência (municipais e estaduais), Fundações, Consórcios Públicos, Autarquias (Municipais, Estaduais e Federais), Departamentos de Água e Esgoto entre outros.

Sistema de Produção:

https://grp.semae.rs.gov.br

Sistema de Homologação (Testes):

https://grphml.semae.rs.gov.br

SOLUÇÕES (https://www.thema.inf.br/solucoes)

  • Finanças
  • Materiais
  • Custos
  • Protocolo/Ouvidoria
  • Jurídico
  • RH
  • Tributário
  • Meio Ambiente
  • Doc's/GED
  • Planejamento Estratégico
  • NFS-E
  • APP eNnova (NFS-e)
  • Portal/App's
  • APP Cidadão Online
  • Business Intelligence (BI)
  • Custas Judiciais
  • Processo Eletrônico
  • G6 Educação
  • Profiscal
  • Gestão de Obras Públicas

Benefícios

  1. Otimização da receita
  2. Planejamento Assertivo
  3. Diminuição de custos
  4. Informações confiáveis e consistentes
  5. Agilidade nos processos de trabalho
  6. Controle e gestão de metas
  7. Otimização de mão de obra
  8. Facilitadores para o atendimento ao cidadão
  9. Tomada de decisões seguras
  10. Diminuição de desperdício de materiais
  11. Diminuição de retrabalho
  12. 100% INTEGRADO

Grupo Thema® / Pólis®
https://www.thema.inf.br

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-12-22 12:27


Sistema de Gestão de RH (FOLHA)

O Sistema de Gestão de RH está disponivel para acesso dentro ou fora da rede do SEMAE.

Endereço:

https://folha.semae.rs.gov.br

Recursos disponíveis no sistema:

  • Cadastro de Servidores/Funcionários
  • Folha de Pagamento
  • Controle de Frequência
  • Afastamentos
  • Aposentadorias e Pensões
  • Benefícios
  • Aperfeiçoamento Profissional
  • Medicina e Segurança do Trabalho
  • Avaliações de Desempenho 360º
  • Estágio Probatório
  • Concurso Público
  • Recrutamento e Seleção
  • Psicossocial
  • Banco de Talentos
  • Emissão de Portarias
  • e-Social

ADMRH - Gestão de Recursos Humanos
https://admrh.inf.br

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-12-22 12:29


Portal do Servidor/Funcionário

O Sistema de Portal do Servidor/Funcionário está disponivel para acesso dentro ou fora da rede do SEMAE.

Endereços:

https://portaldoservidor.semae.rs.gov.br

https://servidor.semae.rs.gov.br

Recursos disponíveis no sistema:

  • Visualização e Impressão de Contracheque
  • Atualização de Dados Cadastrais
  • Programação de Férias
  • Visualização e Justificativas do Ponto
  • Geração de Certidões e Comprovante de Rendimentos
  • Declaração de Bens

ADMRH - Gestão de Recursos Humanos
https://admrh.inf.br

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-12-22 12:29


Portal de Transparência

O Portal de Transparência está disponivel para acesso dentro ou fora da rede do SEMAE.

Endereço:

https://transparencia.semae.rs.gov.br

Recursos disponíveis no sistema:

  • Principais consultas em tempo real atendendo Lei de Acesso à Informação Pública (Lei n° 12527/2011) ou, se for o caso, as resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ou Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

ADMRH - Gestão de Recursos Humanos
https://admrh.inf.br

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-12-22 12:30


Sistemas de Gestão » Sistema de Gestão Pública (GRP) » Processo Eletrônico (Pe)

Alterar DESCRIÇÃO da CAPA do Processo Eletrônico

Procedimentos que serão executados:
1. Alterar a DESCRIÇÃO da CAPA
2. No MENU: Vinculados – Alterar Processo – EDITAR e Salvar
3. Depois desse processo, a CAPA continuará COM ERRO
4. EXCLUIR a CAPA ERRADA: Vinculados – Anexação e Manutenção de Documento – Excluir
5. EXIBIR a CAPA ALTERADA: Relatórios – Capa do Processo Eletrônico
6. COPIAR a CHANCELA
7. INSERIR a CAPA ALTERADA: Vinculados – Anexar Documento Gerado

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-12-22 12:35


Sistemas de Gestão » Planejamento Estratégico

Interact Suite SA

A Interact Suite SA é a combinação perfeita de aplicações modulares, que juntas formam o portfólio de soluções integradas da Interact para aprimorar a governança corporativa do seu negócio.

Sistema de Produção:

https://sa.semae.rs.gov.br

Sistema de Homologação (Testes):

https://sahml.semae.rs.gov.br

Recursos disponíveis no sistema:

  • Gestão da Qualidade
  • Gestão Estratégica
  • Gestão por Processos
  • Gestão de Projetos
  • Gestão de Serviços
  • Gestão Remota
  • Gestão por Competências
  • Gestão de Proteção de Dados
  • Gestão de Desenvolvimento Humano e Profissional
  • GRC – Governança, Riscos e Compliance
  • PCN – Plano de Continuidade de Negócios
  • ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa
  • QMS e Regulatórios
  • Escritório 3P’s

Outros PRODUTOS:

  • SA Governance Manager
  • SA Process Manager
  • SA Project Manager
  • SA Document Manager
  • SA Occurrence Manager
  • SA Service Manager
  • SA Analytics Manager
  • SA Risk Manager
  • SA Survey Manager
  • SA Competence Manager
  • SA Audit Manager
  • SA Budget Manager
  • SA Corporative TV
  • SA Components
  • SA Scrum
  • SA Teleconference
  • Interact Flow (Gratuito)
  • Interact Start
  • Interact PocketInteract Academy

Interact Solutions
https://www.interactsolutions.com

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2023-12-22 12:37


Cadastros » E-mail Corporativo

Configurar a ASSINATURA de E-mail

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-05-31 22:27


E-mail retido em Quarentena

O que significa E-mail em quarentena?

O serviço de quarentena de e-mails é responsável por filtrar mensagens indesejadas (conhecidas como spam ou phishing) antes que elas cheguem à caixa de entrada do usuário.

Um spam é geralmente uma mensagem de caráter comercial com propaganda e enviada em massa.

O termo phishing foi escolhido devido à semelhança com outra palavra do vocabulário inglês, fishing, que significa pescar. Isso quer dizer a prática de “pescar” as informações e dados secretos dos usuários através de informações falsas ou dados não reais porém muito atrativos. Leia mais em https://www.infowester.com/phishing.php

Se você receber uma mesagem semelhamnte a imagem abaixo, significa que o Sistema de AntiVírus/AntiSpam do SEMAE reteve  uma mensagem enviada pra você.

E-mail em quarentena

Você precisa acessar o Portal do Usuário SEMAE

https://vpn.semae.rs.gov.br:4443

Portal do usuário
* Usuário e Senha da rede (usados para acessar o computador)

O Portal do Usuário fornece muitos serviços úteis relacionados à sua conta de usuário. Você pode:

  • Atualize seu nome conforme exibido no dispositivo.
  • Acompanhe as horas de navegação e o uso da Internet.
  • Visualizar e-mails em quarentena (este recurso está disponível nos modelos de dispositivos Cyberoam CR15iNG e superiores e em todos os modelos de dispositivos Sophos UTM.)

Indormações do usuário

No menu lateral, acesse a opção E-mail e o item Quarentena
* Você pode Apagar ou Liberar as mensagens, no local indicado na imagem abaixo

E-mail quarentena

* Além de Apagar ou Liberar as mensagens, você pode ainda indicar que se trata de um falso positivo. Conforme a ferramenta aprende, no futuro isso pode evitar que essas mensagens sejam retidas novamente.

Ações da quarentena

* Caso existam muitas mensagens você pode pesquisar pelo Remetente ou pelo Assunto

Dados do e-mail

* Você também poderá filtrar pelo tipo de malware identificado

Opções de filtro

No menu lateral, acesse a opção E-mail e o item Exceção

Existem duas listas de endereços de E-mails: Permitidos e Bloqueados

Opcionalmente podem ser liberados endereços de e-mail ou domínios, conforme demonstrado na imagem abaixo.

Execções de e-mail

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-03-06 15:31


Falha ao Enviar ou Receber mensagens de E-mail

O problema ocorre para quando há um erro definitivo/crítico relacionado a entrega da mensagem (endereço que você está tentando enviar não existe, o endereço de e-mail não aceita mensagens de seu remetente, etc.)

Quando uma me mensgem e enviada ou recebida de fora da rede do SEMAE, ela passa pela análise do Sistema AntiSpam / AntiVírus, e irá assumir um dos resultados abaixo:

  • Entregues
  • Recusado
  • Retornado
  • Abandonado
  • Em Quarentena
  • Deletadas

Existem ainda outras situações que poderão impedir que a sua mensagem seja entregue ou recebida:

Tipos de Filtros

  • Malware
  • Spam
  • Bulk
  • Filtro de Arquivo
  • Não suscetível à varredura
  • Proteção de Dados
  • Encriptação de SPX
  • Falha de SPX
  • SPF
  • RBL
  • Proteção de dia zero
  • Verificação DKIM
  • BATV
  • Outros

Saiba mais em... E-mail retido em Quarentena
https://ajuda.semae.rs.gov.br/view/quarentena.html

Cadastrar conta gratuita no Google
https://ajuda.semae.rs.gov.br//view/email_google.html

Cadastrar conta gratuita na Microsoft
https://ajuda.semae.rs.gov.br//view/email_microsoft.html

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-03-12 14:44


Configuração do E-mail Corporativo do SEMAE

O que é um e-mail corporativo?

O termo E-mail Corporativo, é usado para definir serviços de e-mail, com a finalidade de atender necessidades específicas das empresas. Algumas dessas necessidades são, por exemplo, usar o domínio da empresa no endereço de e-mail dos funcionários, algo como nome.sobrenome@semae.rs.gov.br

Esses endereços *@semae.rs.gov.br podem ainda ser configurados como Grupos de Distribuição (também chamados de Listas de Distribuição) para enviar emails ou atender a solicitações de várias pessoas. Eles são úteis para equipes de projeto ou comitês, já que permitem enviar mensagens sem precisar adicionar os endereços de email individualmente.

Lista de Distribuição

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-03-12 14:44


Cadastrar conta gratuita no Google

E-mail corporativo do SEMAE

  1. Acesse o portal do WEBMAIL do SEMAE: https://webmail.semae.rs.gov.br
  2. Crie um Nova mensagem
  3. Informe o destinatário e o texto do e-mail
  4. Perceba que a mensagem não pode ser entregue e foi “devolvida”
  5. No corpo do texto, podemos identificar o motivo do bloqueio
  6. Como alternativa paliativa para enviar uma mensagem, podemos cadastrar um conta gratuita do Google, Microsoft ou outra de preferência

Cadastrar conta Gratuita no Google

  1. Clique em Criar conta / Para trabalho ou empresa
  2. Informe o NOME e o SOBRENOME
  3. Se estiver disponível a conta Google, você pode apenas acrescentar “.semae” ao endereço que você já possui na sua conta de e-mail do SEMAE
  4. Informe o seu e-mail do SEMAE e os demais dados
  5. Concorde com os termos e clique em Criar conta
  6. Você deve pular a próxima etapa
  7. Ajuste para o idioma de sua preferência
  8. Selecione o idioma e role a página até o final
  9. Clique em Salvar Alterações (Save Changes)
  10. Agora é preciso validar o e-mail de recuperação (sugestão: utilize o do SEMAE)
  11. Na aba Segurança acesse o painel de verificação
  12. Confirme que é o seu e-mail do SEMAE e clique em Avançar
  13. Será enviado um código de verificação para o seu e-mail
  14. Digite o código no local e clique em Verificar
  15. Também é preciso verificar seus E-mails Alternativos (exemplo, usar o seu e-mail do SEMAE para conectar na sua conta gratuita Google)
  16. Na aba Informações pessoais acesse o painel Informações de contato
  17. Selecione Gerenciar e-mails alternativos
  18. Clique em Reenviar verificação
  19. Em seguida em Enviar novamente
  20. Verifique sua caixa de entrada da sua conta de e-mail do SEMAE
  21. Clique no local indicado para validar o seu Email para acesso a conta Google
  22. Será exibida uma mensagem de sucesso da verificação
  23. Agora você já pode usar o seu e-mail do SEMAE para acessar a sua conta Google
  24. Digite a sua senha (mesma cadastrada na criação da conta Google)
  25. Agora você pode usar o Gmail para enviar seus e-mails

OBSERVAÇÃO

  1. Você pode personalizar o e-mail de resposta
  2. Basta editar as informações na aba Contas e importação, no item Enviar e-mail como:
  3. Clique em Especificar um endereço para resposta diferente
  4. Além de usar o e-mail do SEMAE, também é possível personalizar o NOME
  5. Vamos enviar um e-mail usando o GMail
  6. Clique em Exibir a mensagem enviada
  7. Observe que a mensagem foi enviada corretamente
  8. O destinatário pode verificar que o remetente é de uma conta Google
  9. No entanto, quando selecionar Responder ou Responder a todos, o endereço de resposta será o do SEMAE

PDF   Visualizar procedimento em PDF

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-04-23 17:12


Cadastrar conta gratuita na Microsoft

E-mail corporativo do SEMAE

  1. Acesse o portal do WEBMAIL do SEMAE: https://webmail.semae.rs.gov.br
  2. Crie um Nova mensagem
  3. Informe o destinatário e o texto do e-mail
  4. Perceba que a mensagem não pode ser entregue e foi “devolvida”
  5. No corpo do texto, podemos identificar o motivo do bloqueio
  6. Como alternativa paliativa para enviar uma mensagem, podemos cadastrar um conta gratuita do Google, Microsoft ou outra de preferência

Cadastrar conta Gratuita na Microsoft

  1. Clique em Criar conta gratuita
  2. Informe o endereço de e-mail desejado dentre as opções apresentadas
  3. Se estiver disponível a conta Microsoft, você pode apenas acrescentar “.semae” ao endereço que você já possui na sua conta de e-mail do SEMAE
  4. Informe a senha
  5. Informe o NOME e o SOBRENOME
  6. Informe a data de nascimento
  7. Resolva o enigma para provar que você é uma pessoa
  8. O enigma terá que ser resolvido corretamente até a verificação ser concluída
  9. Responda conforme sua preferência
  10. Em caso de falha no redirecionamento, digite OUTLOOK.COM.BR
  11. Aceitar os Termos de Uso
  12. Agora vamos cadastrar um e-mail de recuperação
  13. Devemos Editar informações da conta
  14. Necessitamos cadastrar um e-mail alternativo (use seu e-mail do SEMAE)
  15. Você receberá Código de segurança na sua conta de e-mail
  16. Informe o código recebido
  17. Selecione a Identidade que deseja confirmar
  18. Informe o endereço de e-mail e clique para Enviar código
  19. Você receberá Código de segurança na sua conta de e-mail
  20. Informe o código recebido
  21. A utilização do APP para autenticação é opcional
  22. É possível cadastrar um outro e-mail ou telefone para conectar a sua conta Outlook. No entanto ele não aceita contas de e-mail “@semae.rs.gov.br” e não permite que se configure o “Responder, Responder para” para outro e-mail
  23. Entende-se que para essa situação, uma conta do Google é mais adequada

PDF   Visualizar procedimento em PDF

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-04-23 17:13


Compartilhar CAIXA de E-mail

QUEM FAZ O COMPARTILHAMENTO
============================

Acesse o WebMail: https://webmail.semae.rs.gov.br
2. No MENU, vá em PREFERÊNCIAS
3. No menu LATERAL, acesse COMPARTILHAMENTO
4. Em COMPARTILHAR UMA PASTA, escola TIPO DE PASTA: PASTA DE E-MAIL
5. Selecione a CAIXA que deseja compartilhar
6. Opte por um compartilhamento somente LEITURA ou LEITURA/GRAVAÇÃO
7. Informe o(s) e-mail(s) com quem compartilhar

QUEM RECEBE O COMPARTILHAMENTO
===============================
1. Aceite o COMPARTILHAMENTO
2. Renomeie a caixa a fim de facilitar a identificação

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-06-12 21:29


Listas de Distribuição de E-mails

O que são listas de distribuição de e-mail?
Uma lista de contatos, também conhecida como grupo de distribuição, é um agrupamento de endereços de email coletados em um único nome. Uma mensagem enviada para uma lista de contatos vai para todos os destinatários listados na lista.

 

Acesse o serviço de WEBMAIL do SEMAE

https://mail.semae.rs.gov.br

Na aba CONTATOS, você pode EDITAR as Listas de Distribuição que você for proprietário
* Se precisar, solicite a um proprietário que abra um chamado para adicionar o seu usuário

Contatos - Lista de Distribuição - Editar OFF

Abra a EDIÇÃO da Lista de distribuição para ADICIONAR ou REMOVER e-mails

Contatos - Lista de Distribuição - Editar ON

REMOVA o e-mail selecionado e clique em SALVAR

Contatos - Lista de Distribuição - Remover

LOCALIZE o e-mail, ADICIONE-O a lista e clique em SALVAR

Contatos - Lista de Distribuição - Adicionar

Restou alguma dúvida? Veja o procedimento completo.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-06-12 21:23


Cadastros » Usuário Corporativo (Rede)

Minha primeira solicitação (cadastrados no RH)

Esta entrada está sendo revisada e não pode ser mostrada.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-06-11 17:57


Alterar Senha de Rede (AD)

Na estação de trabalho pressine as teclas CRTL + ALT + DEL

CRTL + ALT + DEL

* Preencha os campos conforme o modelo abaixo

Alterar Senha

A nova senha deve atender aos requisitos de complexidade

  • Deve ter comprimento mínimo de 8 (oito) caracteres
  • A senha conter no minimo 1 (um) caracter de 3 (três) das categorias abaixo:
    1. Letras maiúsculas (A a Z)
    2. Letras minúsculas (a a z)
    3. Base de 10 dígitos (0 a 9)
    4. Caracteres não alfanuméricos (caracteres especiais): (~!@#$%^&*_-+='|\(){}[]:;"'<>,.? /)

Observação: Depois de criada a conta, o usuário só poderá alterar a senha após 24h.

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-04-23 17:16


Procedimentos » Suporte Técnico

Manuais das Impressoras

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-05-24 20:38


Como INSTALAR uma impressora de rede?

Como INSTALAR uma impressora de rede?
1. Anote o Código da Impressora
2. Acesse o servidor \\IMPRESSORAS
3. Filtre pelo código da impressora
4. Clique 2x sobre a IMPRESSORA

Autor:: LUIS ALEXANDRE SOUZA
Última atualização: 2024-05-24 20:43


Gestão e Inovação » Assessoria de Gestão e Inovação

Arquivos da Assessoria de Gestão e Inovação

Autor:: Assessoria de Gestão e Inovação
Última atualização: 2024-10-01 16:07


Gestão e Inovação

Sobre a Gestão e Inovação

A gestão da inovação é um processo que envolve a organização e gerenciamento de ideias para transformar em soluções que agreguem valor para o negócio.

A gestão da inovação é importante para:

  • Aumentar a competitividade da empresa no mercado
  • Manter a empresa em constante busca por inovação nos seus processos e serviços
  • Satisfazer as demandas dos clientes por novidades nos produtos

A gestão da inovação envolve:

  • Identificar o que precisa ser inovado
  • Estabelecer etapas, procedimentos, recursos e métricas para o processo de inovação
  • Criar programas de treinamento, workshops ou hackathons para melhorar as habilidades criativas e técnicas dos colaboradores

Para implementar a gestão da inovação, é importante:

  • Estabelecer claramente o que é e o que não é inovação para a empresa
  • Responder às perguntas: por que inovar é importante para o negócio? O que desejo alcançar por meio da inovação?
  • Utilizar uma ferramenta, como um bom ERP, para gerenciar as atividades de inovação 

Autor:: Assessoria de Gestão e Inovação
Última atualização: 2024-10-01 16:06